Notícias
Vereadores de Aracaju votam contra fim da escala 6x1

A Câmara Municipal de Aracaju rejeitou, na última quinta-feira, 14, uma Moção de Apelo que pleiteava celeridade na tramitação e a aprovação da PEC que prevê o fim da escala de trabalho 6x1. Apresentada pelo vereador Camilo Daniel (PT), a votação resultou num placar de 7 a 5 contra a moção.
Votaram contra a moção os vereadores:
-
Alex Melo (PRD);
-
Fábio Meireles (PDT);
-
Levi Oliveira (PP);
-
Lúcio Flávio (PL);
-
Sávio Neto de Vardo (Podemos);
-
Sargento Byron (MDB) e
-
Thannata da Equoterapia (Mobiliza).
Votaram a favor os vereadores:
-
Anderson de Tuca (União Brasil);
-
Bigode do Santa Maria (PSD);
-
Iran Barbosa (PSOL);
-
Maurício Maravilha (União Brasil) e
-
Soneca (PSD).
Selma França (PSD), tia do governador Fábio Mitidieri (PSD), esteve presente no plenário, mas não registrou voto. Já o próprio autor da proposta, Camilo Daniel (PT), deixou a sessão antes da votação.
A PEC em questão, apresentada pela deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), propõe a diminuição da carga horária semanal de 44 para 36 horas, distribuídas em quatro dias de trabalho (uma escala de 4×3), sem redução salarial, e assim, proporcionar mais qualidade de vida aos trabalhadores.
A aprovação de moções municipais é um ato simbólico que contribui para reforçar o debate sobre o fim da escala 6x1 em todo o país. Em Aracaju, porém, o tema sofre uma derrota, com os vereadores dando as costas para uma pauta tão cara à toda classe trabalhadora.