Notícias
Sindjus desmente vídeo e reforça mobilização pela derrubada dos vetos 45 e 17
O Sindjus divulgou uma nota pública para desmentir informações que têm circulado nas redes sociais. Em um vídeo, um dirigente associativo diz que “na base do Governo, a ideia é que o (ministro) Fachin mande um novo PL para evitar exposição desnecessária tanto do Governo, quanto da base do Governo.” Essa tese, que não tem confirmação nem garantia alguma, serve apenas para gerar confusão e desmobilizar a categoria em torno da derrubada dos vetos 45 e 17 - esta, sim, a única forma segura de garantir o reajuste dos próximos dois anos.
O sindicato lembra que esse discurso de desmobilização e sabotagem já prejudicou a categoria antes. No passado, disseram que “estava tudo certo”, que “era só confiar”, que “o acordo foi fechado e que o governo e as administrações estavam alinhados com o reajuste”. O resultado foi quase 10 anos de salário estagnado e perdas acumuladas até hoje.
Leia a nota pública do Sindjus e entenda o caso.
A luta continua
A próxima sessão conjunta do Congresso Nacional, na qual apreciará vetos, pode acontecer ainda esta semana, e o Sindjus segue firme na luta pela inclusão na pauta e derrubada dos vetos 45 e 17, que retiraram as parcelas de 8% de reajuste referentes aos anos de 2027 e 2028.
Deixando as especulações de lado, o Sindjus programou uma série de mobilizações para continuar pressionando os parlamentares, pois ainda não se sabe quais vetos serão pautados nem mesmo se a sessão será convocada. A expectativa é que haja uma sessão na quinta-feira, 18. Portanto, a Diretoria do Sindjus segue em contato com parlamentares e trabalhando também nas ruas, com outdoor, faixas e atos e nas redes sociais.
Na manhã desta terça, 16, dirigentes fazem ato no portão de desembarque no Aeroporto JK. À tarde, tem ato na entrada 2 da Câmara dos Deputados. Amanhã, 17, novamente ato na Câmara.