Notí­cias

Defesa do serviço público e fim da escala 6x1 une trabalhadores em marcha nacional em Brasília

15/04/26 às 10:46 por Sindjuf/SE
  • Compartilhar via Facebook
  • Compartilhar via Twitter
  • Compartilhar via Whatsapp
  • Compartilhar via Email

 

Acontece nesta quarta-feira, 15, em Brasília, a Marcha da Classe Trabalhadora, uma mobilização que une servidores públicos, trabalhadores do setor privado, sindicatos e movimentos sociais em uma agenda conjunta de reivindicações. O movimento busca consolidar pautas históricas e urgentes sob uma frente unificada para os próximos anos.

 

Embora cada categoria tenha pautas prioritárias, o movimento se estruturou em torno de cinco eixos principais que conectam os setores público e privado:

 

  • Defesa do serviço público e fim da reforma administrativa: oposição a medidas que alterem a estrutura do Estado e a estabilidade dos servidores.

  • Regulamentação da Convenção 151: implementação das diretrizes que garantem liberdade sindical e o direito à negociação coletiva para servidores das três esferas.

  • Revisão da jornada de trabalho: pressão pelo fim da escala 6x1 e defesa integral dos direitos trabalhistas.

 

Na véspera da mobilização, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou à Câmara um projeto de lei que reduz a jornada normal de trabalho para 40 horas semanais e assegura dois descansos semanais remunerados de 24 horas consecutivas, sem redução de salários. Além disso, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara deve votar hoje uma PEC que trata do assunto.

 

Diálogo com os Três Poderes

A programação da Marcha prevê um deslocamento em direção ao Congresso Nacional para a entrega formal das reivindicações. Em seguida, está prevista uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que servirá para apresentar a pauta atualizada e realizar um balanço crítico das medidas adotadas pelo governo federal nos últimos anos.

 

Há previsão também de encontros com as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado e depois com representantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

 

O objetivo central da mobilização é garantir que a agenda construída pelos movimentos sindicais seja integrada às decisões políticas e institucionais do país.

 

    Clique na imagem para ampliar