Notí­cias

Abstenção de dirigentes da Fenajufe leva à aprovação de reajuste rebaixado para 2026

10/07/25 às 13:00 por Sindjuf/SE
  • Compartilhar via Facebook
  • Compartilhar via Twitter
  • Compartilhar via Whatsapp
  • Compartilhar via Email

 

Nesta quarta-feira, 9, aconteceu no CNJ a primeira reunião plenária do Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU de 2025. O objetivo foi votar a proposta de reajuste para 2026.

 

A favor da categoria, estava a proposta acordada entre Sindjus e Fenajufe, que consistia na majoração da GAJ de 140% para 165%, mais acréscimo de 5% no VB. É importante lembrar que essa proposta foi sugerida pelo conselheiro Guilherme Feliciano para chegar a um consenso entre as entidades, e foi aceita pelo Sindjus e pela Federação. Inclusive, no dia 25 de junho, o Conselho Deliberativo das Entidades (CDE) que compõe a Federação aprovou, por maioria, essa proposta de reajuste.

 

Pelas Administrações, a proposta era de reajuste de apenas 8% no VB no próximo ano. A expectativa era de que o resultado seria um empate de 9 x 9, já que cada lado possui nove representantes no Fórum. O voto de minerva seria do conselheiro Guilherme Feliciano, coordenador do Fórum, que confirmou sua posição, caso desse empate, de ficar ao lado dos servidores e aprovar a proposta GAJ + VB para envio ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

 

No entanto, apesar do acordo firmado entre as duas entidades - na presença do conselheiro Feliciano, aliás - duas representantes da Fenajufe desrespeitaram a decisão e optaram por se abster em seus votos. Com o placar 9x7, a vitória foi para a proposta das Administrações, de apenas 8% no VB. 

 

O presidente do Sindjus/DF, Costa Neto,informou que o sindicato não desistirá e procurará o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, para defender a proposta original de reajuste (GAJ 165% + 5% no VB), apresentando os estudos que comprovam a viabilidade orçamentária da implantação dessa proposta.

 

Com informações do Sindjus/DF

 

 

    Clique na imagem para ampliar