Notícias
Auxílios alimentação e creche podem ser equiparados aos valores do TCU

Servidores do Poder Judiciário da União (PJU) podem ter seu auxílio-alimentação equiparado ao dos servidores e membros do Tribunal de Contas da União (TCU), fixado em R$ 1.784,42 em dezembro de 2024.
Em requerimento enviado aos órgãos do PJU, o Sindjus/DF e associações parceiras solicitam reajustamento imediato do benefício e ainda que o auxílio-creche seja reajustado no mesmo percentual (28,09%) em relação à equiparação com o novo auxílio-alimentação do TCU.
Trata-se de uma proposta viável e de baixo impacto orçamentário. A despesa total com o auxílio-alimentação corresponderia a apenas 19,7% da despesa total de custeio prevista para o ano de 2025, e a despesa com auxílio creche, a 3,07% dessa despesa.
Além disso, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, em dezembro, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (Lei nº 15.080/2024), aprovada pelo Congresso Nacional sem o artigo que restringia os reajustes dos benefícios em percentual equivalente à variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desde a última revisão.
Com informações do Sindjus/DF