Notícias
Coordenadora do Sindjuf/SE lança edição especial de seu livro
No próximo dia 13, quarta-feira, acontecerá o lançamento do livro Lydio Paixão: da revolta tenentista de 1924 ao suicídio de Vargas. A autora da obra é a servidora do TRE/SE e coordenadora-geral do Sindjuf/SE, Anita Paixão, neta do biografado, que aborda a história de seu avô inserida no contexto político de Sergipe das décadas de 1920 a 1950.
O livro foi lançado em 2007 e, em 2018, veio a segunda edição. Agora, a obra ganha uma edição especial: pelo centenário da revolta tenentista de 1924 e pelos 70 anos de falecimento de Lydio Paixão.
Técnico de refrigeração de formação, Lydio Paixão foi um revolucionário, integralista, preso político, sindicalista, orador popular, boêmio e cotinguibense. Ele participou da revolta tenentista de 1924; e foi candidato aos cargos de deputado estadual e vereador.
Em 24 de agosto de 1954, ao ser apontado como udenista, Lydio Paixão foi brutalmente assassinado por linchamento na praça Fausto Cardoso durante as manifestações por conta do suicídio de Vargas.
Naquele ano, o revolucionário era candidato ao cargo de vereador no município de Aracaju pelo PSP.
A noite de autógrafos ocorrerá a partir das 19h, na rua Senador Rollemberg, 826, São José.
Sobre a autora
Filha de Lydio Custódio Paixão e Beatriz Rocha, Anita Rocha Paixão nasceu na cidade de Aracaju (SE) em 27 de janeiro de 1971, e graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe.
Ainda na faculdade, recebeu o Prêmio Ranulfo Prata, de Literatura, categoria conto. Especialista em Direito Eleitoral pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese), exerceu o Magistério de 1990 a 1993 e foi servidora da Procuradoria Regional do Trabalho da 20ª Região. Desde 1994, é servidora do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, ocupante do cargo de Analista Judiciário.
Anita é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe desde 2008; membro da Academia Cedrense de Letras e Artes (Aclea) e membro da Confraria Sancristovense de História e Memória.
É também vice-presidente da Associação dos Servidores da Justiça Eleitoral no Estado de Sergipe (Assejel) e coordenadora-geral do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Sergipe (Sindjuf/SE).
Seu perfil literário no Instagram é @anitapaixaooficial.