Notí­cias

Segundo tipo que mais acomete os homens, câncer de próstata precisa de atenção preventiva

04/11/24 às 11:20 por Sindjuf/SE
  • Compartilhar via Facebook
  • Compartilhar via Twitter
  • Compartilhar via Whatsapp
  • Compartilhar via Email

 

 

O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Em 2023, esta doença levou 17 mil homens a óbito no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). E até o ano de 2025, o Ministério da Saúde estima que mais de 700 mil novos casos sejam registrados.

 

O Novembro Azul surgiu da necessidade de conscientizar os homens acerca dos cuidados com a saúde, principalmente, sobre este tipo de câncer, que é o segundo que mais acomete os homens brasileiros, ficando atrás somente do câncer de pele. 

 

Dor óssea, dor ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen são os sintomas da doença já em estágios mais avançados. No início, o câncer de próstata é assintomático, o que torna os exames preventivos essenciais. O toque retal e o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) são os procedimentos que permitem detectar alterações indicativas de um tumor. É por isso que, quanto mais cedo o câncer de próstata for identificado, mais chances de um tratamento bem-sucedido o paciente terá.

 

Entre os fatores de risco, estão histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão, tio); obesidade e raça – a doença incide com maior frequência em homens negros. 

 

A partir de 50 anos de idade, todo homem, mesmo sem sintomas, deve consultar um urologista anualmente. Aqueles que possuem alguma predisposição (fatores de risco) devem fazer isso a partir dos 45.

 

Ainda há muito preconceito no universo masculino para com quase tudo que se refere a cuidar da saúde. O exame de toque retal é, sobretudo, um grande tabu evitado pelos homens. A campanha Novembro Azul busca justamente combater esse preconceito e a desinformação.

 

Com o mote "Por você e por quem você ama!", a campanha de 2024 quer dizer à população masculina que o autocuidado vai além do benefício individual; ele também protege aqueles que amamos. Assim, ao cuidar da própria saúde, o homem garante que estará presente e saudável para sua família, amigos e entes queridos.


 

    Clique na imagem para ampliar