Notícias
Deputado Bosco Costa é alvo de denúncia da PGR
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra três deputados federais do PL, entre eles, Bosco Costa, de Sergipe.
Os outros dois são Josimar Maranhãozinho e Pastor Gil, ambos do Maranhão. Eles são acusados de corrupção passiva e organização criminosa num suposto esquema de desvio de emendas parlamentares.
Segundo a denúncia, os parlamentares teriam enviado recursos para o município São José de Ribamar (MA) com o objetivo de desviar e obter a devolução de parte desses fundos, totalizando R$ 1,6 milhão.
O ex-prefeito da cidade, Eudes Sampaio, relatou à Polícia Federal que foi alvo de extorsão por parte do grupo para repassar parte dos valores. A ação não teria sido concretizada neste caso.
A investigação começou em 2021, época do chamado "orçamento secreto". Os autos da denúncia são sigilosos e estão sob relatoria do ministro do STF, Cristiano Zanin. O caso deve ser levado a julgamento na Primeira Turma do Supremo. Se o colegiado acolher as denúncias da PGR, os parlamentares virarão réus de uma ação penal.
As defesas de Bosco Costa e de Pastor Gil optaram por não se manifestar sobre a denúncia.