Notícias
Novembro Azul: duas barreiras a serem vencidas

Chegamos em novembro, mês que dá visibilidade ao câncer de próstata. E o Sindjuf/SE se une à campanha Novembro Azul a fim de transmitir informação e incentivar os homens a buscarem o diagnóstico precoce.
Vencida a barreira do preconceito, é hora de consultar um médico.
O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e, em 28,6% dos casos, acaba levando à morte. A doença é silenciosa e apresenta sintomas já em estágios avançados, quando a chance de cura é bem mais baixa.
Na fase avançada, os sintomas são:
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
São fatores de risco:
• histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio);
• homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
A cultura que atesta o nível de masculinidade pelo cuidado que o homem tem com a saúde e questiona a sexualidade de um indivíduo pelo exame de toque retal causa mortes que poderiam ser evitadas.
Não seja a pessoa que faz piada nem a que deixa se afetar por ela. Cuide-se e contribua para acabar com o preconceito.
E previna-se! Tenha hábitos saudáveis, pratique atividades físicas, consuma alimentos mais naturais, mantenha o peso corporal adequado, evite bebidas alcoólicas e cigarro.