Notícias

Fonasefe lança campanha e pede não aprovação do arcabouço

22/05/23 às 14:03 por Sindjuf/SE
  • Compartilhar via Facebook
  • Compartilhar via Twitter
  • Compartilhar via Whatsapp
  • Compartilhar via Email

 

 

Servidores públicos federais reunidos através do Fórum Nacional das Entidades de Servidores Públicos (Fonasefe) estiveram no Congresso Nacional, na última quinta, 17, para o lançamento da Campanha Salarial 2024. 

 

Além da recomposição das perdas salariais acumuladas, a campanha reivindica a equiparação dos auxílios entre os poderes, mesa de negociação justa e democrática, revogação de todos os ataques às categorias do funcionalismo público ocorridos durante o governo Bolsonaro e a não aprovação do projeto do arcabouço fiscal.

 

Em abril, os servidores do Executivo conseguiram 9% de reajuste, após sete anos sem correção salarial, muito aquém dos 27% requeridos pelo Fonasefe. 

 

Ao longo da negociação, o governo manifestou a intenção de valorizar os servidores, criar novos concursos e reestruturar carreiras. No entanto, o arcabouço fiscal coloca em risco todo o seu compromisso com o serviço público. A nova regra, que deve ser aprovada ainda esta semana, impõe limitações aos gastos públicos, como reajustes para o funcionalismo, realização de concursos, reestruturação de carreira, entre outros, em caso de descumprimento da meta fiscal, a fim de garantir um superávit para o pagamento da dívida pública. 

 


Com informações do Fonasefe

Clique na imagem para ampliar