Giro de Notícias

31/03/23 às 15:48 por Sindjuf/SE

No Giro de Notícias, o Sindjuf/SE traz para os servidores um breve resumo de alguns dos principais acontecimentos da semana com impacto político, econômico e social.

Vai ter que explicar

O ex-presidente Jair Bolsonaro já está de volta ao Brasil. Depois de ter perdido as eleições e passado alguns meses nos Estados Unidos, ele deve prestar seu primeiro depoimento sobre o caso das joias que recebeu de “presente” da Arábia Saudita no próximo dia 5 de abril.

Para quem não lembra, o ex-presidente tentou esconder o tal “presente” da Receita Federal e ainda quis liberar de forma ilegal as joias apreendidas. Ele disse, ao desembarcar. que retorna ao país com “orgulho grande”.

Luta pela educação

Professores e professoras da rede pública estadual de ensino de Pernambuco realizarão o “Dia Estadual de Paralisação em Defesa do Piso na Carreira”, suspendendo as atividades no próximo dia 11 de abril.

O protesto é contra o governo do estado, que não responde aos educadores sobre quando eles devem receber o Piso do Magistério 2023, que teve reajuste de 14,95%.

Remédios mais caros

A partir desta sexta-feira (31), os brasileiros já sentirão no bolso o aumento de 5,6% na hora de comprar remédios por todo o país. O reajuste é feito uma vez por ano e foi definito pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

As farmácias e drogarias dizem que a alta não será necessariamente imediata em todas as redes, mas elas já estão liberadas para aplicar o aumento. Para quem precisa, resta a pesquisa!

Mudança de endereço

O Tribunal Regional de Sergipe (TER-SE) informou que, a partir do próximo dia 3 de abril, a Central de Atendimento localizada na Rua Itabaiana, 580, São José (Fórum Aloísio de Abreu Lima) será temporariamente desativado para reforma da unidade.

Agora, os eleitores de Aracaju e da Bara dos Coqueiros que necessitarem de atendimento presencial devem se dirigir ao complexo desportivo do Sesi, que fica na Rua João Ávila Neto.

PL das Fake News

Em meio a muitas polêmicas, Câmara dos deputados deve avançar nas discussões sobre a PL das Fake News (PL 2630). Trazendo como principais temas a criminalização das fake News, a exigência de que empresas de tecnologia tenham sede no Brasil e a proibição dos disparos em massa nos aplicativos de mensagens, a expectativa é de que esses debates possam prosseguir e a PL entre em votação ainda esse ano.

O projeto prevê a transparência de redes sociais e de serviços de mensagens privadas, sobretudo quanto à responsabilidade dos provedores no combate à desinformação. O texto também determina o aumento da transparência em relação a conteúdos patrocinados e à atuação do poder público. Além disso, estabelece sanções para eventuais descumprimentos da lei.