Revisão salarial do Judiciário Federal e do Ministério Público da União (MPU) começará a ser paga em fevereiro

17/01/23 às 15:07 por Sindjuf/SE

Em decisão sancionada na última terça-feira (10) e publicada no Diário Oficial da União, a revisão salarial do Judiciário Federal e do Ministério Público da União (MPU) finalmente começará a ser paga. A categoria conseguiu uma reposição de 19,25%, dividida em três parcelas: a primeira no dia 1º de fevereiro deste ano (6%); a segunda em fevereiro de 2024 (6%); e a última em fevereiro de 2025 (6,13%).

No ano passado, servidores e servidoras de todo o país se mobilizaram em atos públicos que levaram às ruas os clamores da categoria, em uma campanha unificada que aconteceu em vários estados e em Brasília. O governo do então presidente Jair Bolsonaro, além de ignorar as mobilizações, passou a deslegitimar a luta travada pelos trabalhadores.

Agora, sob a Lei 14.523, de 2023, o reajuste vem para reafirmar o poder de mobilização da classe trabalhadora ante ações que promovem o sucateamento do funcionalismo público.