Giro de Notícias

05/08/22 às 13:57 por Sindjuf/SE

No Giro de Notícias, o Sindjuf/SE traz para os servidores um breve resumo de alguns dos principais acontecimentos da semana com impacto político, econômico e social.

Congelados

Sem reajustes há cinco anos, os servidores federais já aucmulam defasagem salarial de 33%. Apesar de, aparentemente, haver uma reserva de R$ 11,7 bilhões na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023, um aumento linear para todas as categorias pode custar entre R$ 20 bi e R$ 25 bi, segundo técnicos do Ministério da Economia.

Eleições à vista

Encerra-se hoje, 5, o prazo para convenções partidárias de acordo com o calendário eleitoral. Agora, os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar seus candidatos. As duas primeiras candidaturas já foram registradas no TSE: a professora e economista Sofia Manzano, pelo PCB, e o coach e influencer Pablo Marçal, pelo PROS. No entanto, essa semana, o PROS retirou a candidatura de Marçal e anunciou apoio à chapa Lula-Alckmin.  A situação é indefinida, porém, uma vez que o presidente anterior reconquistou o cargo e não confirmou o apoio, e o próprio Marçal tem divulgado que terá o apoio de Bolsonaro.

Menos um

Menos um na corrida eleitoral. O deputado federal André Janones (Avante-MG) anunciou ontem, 4, a retirada da sua candidatura à presidência para apoiar Lula. O partido de Janones ainda não se manifestou sobre o assunto. Em live no seu Facebook, Janones disse que “Lula está encampando as nossas propostas pelo auxílio. O auxílio emergencial foi a grande marca do nosso mandato” e que “A candidatura presidencial do deputado André Janones passa a ser representada pela candidatura do presidente Lula”.

E por falar em eleições

O Comando de Defesa Cibernética do Exército realizou a compra de uma ferramenta que permite a extração de informações de telefones celulares e registros que são armazenados nas redes sociais. O general Heber Garcia Portella, à frente do Comando, foi indicado para fazer parte da Comissão de Transparência das Eleições (CTE) montada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Não houve explicação razoável e transparente para a aquisição da ferramenta de espionagem, a não ser o apoio que os militares vêm dando aos interesses privados e eleitorais de Bolsonaro e seu discurso falacioso contra o sistema eleitoral brasileiro.

Após 2 anos

Com dois anos de atraso, teve início nesta segunda-feira, 1, o Censo Demográfico. 180 mil recenseadores visitam os 76 milhões de domicílios brasileiros para coleta dos dados da população, que servirão de subsídios para que estados, municípios e a União possam formular políticas públicas. O Censo é realizado a cada 10 anos, sendo que em 2020 deveria ter ocorrido. Porém, por causa da pandemia, foi adiado para 2021. E novamente adiado para 2022 por falta de interesse do governo no importante trabalho do Censo.

Plano de saúde

Operadoras de saúde tentam mudar no Senado projeto de lei aprovado pela Câmara que obriga as empresas a cobrirem procedimentos que não fazem parte do rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).  O projeto derruba uma decisão de junho do STJ, que estabeleceu caráter taxativo para o rol de procedimentos da ANS. Com isso, as empresas deixaram de ser obrigadas a cobrir tratamentos não previstos na lista, salvo algumas exceções.