Notícias

Dados comprovam efetividade da prestação de serviços do Judiciário Federal à população

14/06/22 às 17:00 por Sindjuf/SE
  • Compartilhar via Facebook
  • Compartilhar via Twitter
  • Compartilhar via Whatsapp
  • Compartilhar via Email

 

Nas últimas duas semanas, a coordenadoria do Sindjuf/SE fez um levantamento de dados acerca dos processos recebidos e julgados pela Justiça do Trabalho e pela Justiça Federal, em âmbitos regional e nacional. O objetivo é dar ampla divulgação, através dos números, ao trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário, sobretudo à prestação de serviços diretos à população. 

 

O levantamento se concentrou nos últimos cinco anos, de 2017 a 2021, o que mostra que, mesmo durante a pandemia, os servidores e servidoras continuaram trabalhando e atendendo as demandas das pessoas que buscaram a Justiça.  

 

“O que suscitou pesquisar esses dados e divulgá-los da maneira certa foi ouvir um jornalista, em seu programa de rádio, passar informações vagas sobre o julgamento de processos no Judiciário Federal de Sergipe. Isso, infelizmente, acontece com certa frequência. A mídia divulga informações equivocadas e acaba criando imagens do serviço público que não condizem com a realidade. Precisamos difundir a verdade”, argumenta o coordenador-geral do Sindjuf/SE, Gilberto Melo.  

 

Os dados presentes nas tabelas abaixo podem ser verificados na aba de transparência tanto do site do TST quanto do site do TRF da 5ª Região. No caso da Justiça Federal, porém, o Sindjuf/SE solicitou a informação à Secretaria Administrava da JFSE. 

 

Vale ressaltar que, no caso da Justiça do Trabalho, os números de processos julgados, local e nacionalmente, ultrapassam os números de processos recebidos, conferindo tanto ao TST quanto ao TRT20 um percentual de julgamento maior que 100% - isso porque inclui processos que já existiam antes. 

 

 

 

 

 

Clique na imagem para ampliar