Notícias

Sindjuf/SE realiza pesquisa sobre assédio e discriminação no trabalho

07/10/21 às 15:53 por Sindjuf/SE
  • Compartilhar via Facebook
  • Compartilhar via Twitter
  • Compartilhar via Whatsapp
  • Compartilhar via Email

 

 

As condições de trabalho e as relações entre os servidores influenciam diretamente a sua qualidade de vida, produtividade e a qualidade do próprio ambiente em que trabalham. A fim de desenvolver ações de prevenção e combate ao assédio moral, ao assédio sexual e à discriminação, os tribunais instalaram comissões que vão trabalhar essas questões. 

 

O assédio moral e o assédio sexual representam violação à dignidade da pessoa humana, assim como aos direitos fundamentais ao trabalho e à saúde. Ambos degradam o ambiente de trabalho e são considerados crimes, podendo resultar em até dois anos de prisão e indenização à vítima. 

 

Da mesma forma, a discriminação deteriora as relações e o local de trabalho. De acordo com o artigo 140, do Código Penal, discriminar alguém é crime quando a injúria se refere à raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência, sendo a pena reclusão de um a três anos e multa. 

 

O Sindjuf/SE integra a comissão do TRT20 e, com o objetivo de contribuir com o trabalho dela e das demais, elaborou uma pesquisa, cujos resultados servirão para munir os órgãos de informações atualizadas e embasar as ações desenvolvidas.  

  

A partir das respostas, será possível quantificar a ocorrência de assédio moral, assédio sexual e discriminação no Judiciário Federal de Sergipe. 

 

Tendo em vista a importância do tema e a necessidade de que ele seja trabalhado no ambiente profissional, é imprescindível a máxima participação de todos que compõem o Poder Judiciário Federal: servidores, magistrados, estagiários e terceirizados. A pesquisa pode ser respondida até o dia 22 de outubro

  

Vale destacar que as respostas são anônimas, ou seja, NÃO há qualquer tipo de identificação no formulário, não há como saber quem enviou a resposta. Absolutamente ninguém do Sindjuf/SE, nem do TRT20, do TRE/SE e da JFSE, saberá atribuir qualquer resposta a um indivíduo. 

 

Clique no link a seguir para responder e divulgue para seus colegas.  

PESQUISA

 

 

Clique na imagem para ampliar