Notícias

3 PROVAS DE QUE A PEC 32 NÃO MELHORA O SERVIÇO PÚBLICO

16/09/21 às 14:00 por Sindjuf/SE
  • Compartilhar via Facebook
  • Compartilhar via Twitter
  • Compartilhar via Whatsapp
  • Compartilhar via Email

 

 

É óbvio que os serviços públicos precisam ser melhorados. Mas isso se faz com investimentos no setor, não penalizando os servidores e a população. Aliás, com essa reforma enganosa, é exatamente o contrário que teremos: o aprofundamento das dificuldades de tudo que é público. 

 

A reforma amplia a desigualdade social 

Mesmo sem a reforma aprovada, já temos visto vários cortes nos investimentos públicos. A reforma vai piorar isso e deixar a população desassistida. O povo precisa de mais cobertura e qualidade no serviço público, e de políticas que reduzam as desigualdades. 

 

No oposto dessa direção, a reforma pretende dificultar o acesso do povo aos serviços, uma vez que estes serão em menor quantidade, possivelmente prestados por empresas ou por trabalhadores que não terão qualquer compromisso com o Estado. 

 

Ressuscita o coronelismo e intensifica o apadrinhamento político 

A ocupação de cargos públicos por pessoas não concursadas, seja por livre nomeação, seja por terceirização ou contrários temporários, facilita o uso político da máquina pública. A prestação de serviços terá perda da capacidade técnica com seleções menos criteriosas, e os empregados estarão preocupados em agradar o chefe, em vez de servir aos cidadãos. 

 

Ignora a diversidade do país 

Não considera a imensa heterogeneidade do Estado brasileiro. Não diagnostica os reais problemas de acordo com as particularidades de cada local. Não promove inclusão social nem redução das desigualdades.

Clique na imagem para ampliar