Notícias

Setembro Amarelo: fique atento aos sinais

06/09/21 às 14:13 por Sindjuf/SE
  • Compartilhar via Facebook
  • Compartilhar via Twitter
  • Compartilhar via Whatsapp
  • Compartilhar via Email

 

 

Setembro Amarelo é a campanha destinada à prevenção ao suicídio. Durante o mês, são empreendidas ações de conscientização da população, sobre como ajudar quem precisa e como pedir ajuda, por exemplo. Esse ano, o mote da campanha é “Agir salva vidas”. 

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida no Brasil por ano. Isso equivale, em média, a 32 pessoas por dia. Em todo o mundo, o órgão estima um milhão de suicídios por ano. Esses dados não incluem o número de pessoas que tentam se suicidar. 

 

A maioria é de jovens com idade entre 15 e 29 anos. Quase sempre, o ato está ligado a transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar, ansiedade, esquizofrenia e abuso de substâncias químicas. Há uma prevalência de tentativas de suicídio também entre idosos a partir dos 65 anos, geralmente por sofrerem com a solidão, sentimento de incapacidade e falta de perspectiva. Problemas financeiros e hereditariedade podem sugerir uma tendência também. 

 

Um estudo realizado pela Unicamp revelou que 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso.  

 

Ficar atento aos sinais e saber como e quando ajudar evitam que, em muitos casos, esses pensamentos suicidas se tornem realidade. 

 

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. No Brasil, a campanha, que dura todo o mês de setembro, foi criada em 2015 por meio da parceria entre o Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 

 

Se você precisar, fale com alguém de sua confiança, ou procure ajuda profissional. Há ainda o CVV, que atua oferecendo suporte emocional por telefone (188) ou pelo chat online no site. O atendimento é 24 horas, e você não precisa se identificar. 

Clique na imagem para ampliar