CSJT fala em receber entidades para conversar

02/06/21 às 13:30 por Sindjuf/SE

O Sindjus/DF e outras entidades abriram um canal de diálogo com o juiz auxiliar do CSJT, Rogério Neiva, para tratar do projeto de reestruturação organizacional e de pessoal da Justiça do Trabalho em substituição à Resolução nº 63/2010. O juiz se comprometeu a agendar uma reunião com os sindicatos que não fazem parte da Fenajufe.

Em razão disso, o ato que estava marcado para acontecer hoje, às 14h, em frente ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), foi cancelado. O Sindjuf/SE, assim como sindicatos de outros estados, participaria à distância, com faixas, para encorpar essa luta que é de toda a categoria.

O referido projeto de reestruturação consiste na extinção de varas e funções comissionadas, visando o enxugamento da JT, que já vem sendo sucateada há anos com cortes orçamentários.

Mesmo criada em 2019, essa proposta engrossa a agenda neoliberal do atual governo, comandado pelo mesmo mercado financeiro mentor do desmonte do Estado, vide reformas trabalhista, previdenciária e administrativa.

Enxugar a Justiça do Trabalho significa reduzir ainda mais o acesso dos trabalhadores a ela, e atinge toda a sociedade. A diminuição de funções comissionadas também traz impactos negativos, uma vez que a defasagem salarial da nossa categoria já ultrapassa a casa dos 50%. De acordo com a proposta, o número de cargos em comissão e de funções comissionadas deverá corresponder a, no máximo, 70% do quantitativo de cargos efetivos do órgão.

Em defesa da Justiça do Trabalho, enxugamento não!