Sindjuf/SE segue defendendo trabalho remoto

13/01/21 às 14:33 por Sindjuf/SE

Os efeitos da pandemia no Nordeste foram registrados em publicação virtual pelos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

O documento, chamado Recortes da Pandemia da Covid-19 na Região Nordeste, reúne dados sobre os impactos do coronavírus na economia dos estados Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, os empregos perdidos, a estimativa de fechamento de postos de trabalho, as categorias profissionais mais afetadas pela doença, além do número de casos registrados e de óbitos.

O objetivo, segundo o grupo de gestores, é alertar para a necessidade de aumentar os investimentos na área de geração de emprego e renda, assegurando-se os direitos humanos aos trabalhadores. O levantamento é, sem dúvida, importante para a documentação das consequências da pandemia e para a busca por medidas de recuperação do cenário devastador causado pela doença.

O Sindjuf/SE propõe, porém, que mesma preocupação seja voltada para os servidores dos tribunais do trabalho e que, a eles, seja garantido indiscutivelmente o direito primordial, que é à vida. Dessa forma, que as Administrações não voltem a se apressar em seguir cronogramas de retomada, priorizando, aparentemente, o desejo de “mostrar serviço”. Serviço este que os servidores têm feito, mesmo remotamente, com muito empenho e primazia. Aliás, os próprios tribunais divulgam em seus sites os números do trabalho realizado.

Nesse sentido, o Sindjuf/SE sustenta sua defesa pela manutenção do trabalho remoto para todos os servidores do Judiciário Federal até que toda a população esteja devidamente imunizada ou, no mínimo, a contaminação esteja, de fato, contida e o risco seja ínfimo.