Parceiros

Aliança Francesa promove Festival Varilux de Cinema Francês em Aracaju

17/11/20 às 15:36 por Sindjuf/SE
  • Compartilhar via Facebook
  • Compartilhar via Twitter
  • Compartilhar via Whatsapp
  • Compartilhar via Email

 

Confirmado com sessões nas salas de cinema de todo o país, o Festival Varilux de Cinema Francês começa dia 19 de novembro e exibe 18 longas-metragens, sendo 17 inéditos e recentes (2019/2020) e o clássico “Acossado”, de Jean Luc-Godard - em homenagem aos 60 anos da Nouvelle Vague. Com uma edição atípica devido à pandemia, o evento estará nas redes exibidoras que seguem rígidos protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias a fim de oferecer segurança tanto ao público quanto aos profissionais envolvidos na sua realização.

 

Na terça-feira, dia 17 de novembro, às 18h30, a Aliança Francesa realizará uma LIVE no YouTube, em que o Coordenador Pedagógico Bruno Guimarães conversará sobre o "Festival Varilux de Cinema Francês" com Wellington Júnio Costa, professor do curso de Letras Português-Francês da UFS, e Diogo Velasco, professor do curso de Cinema e Audiovisual da UFS. Para assistir à LIVE, basta acessar o canal da Aliança Francesa de Aracaju no YouTube, no horário do evento, através do seguinte link: https://youtube.com/channel/UCd_g1NdRZ7c6DEijZYVtIoQ

 

Na programação do Festival Varilux com filmes inéditos estão diretores consagrados como François Ozon, presença recorrente, que apresenta “Verão de 85” (Eté 85), longa que integrou a seleção oficial do Festival de Cannes. Passaram por Cannes também as produções “DNA” (Adn), de Maïwenn, com Louis Garrel e Fanny Ardant; “Minhas férias com Patrick” (Antoinette Dans Les Cévennes), de Caroline Vignal; “Slalom” (Slalom), de Charlène Favier, e “Gagarine” (Gagarine), de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh.

 

Atores e atrizes conhecidos do público brasileiro também não podem faltar. Juliette Binoche volta ao Festival Varilux como protagonista de “A Boa Esposa”(La Bonne Épouse), de Martin Provost; e o ator Vincent Cassel estrela “Mais que Especiais” (Hors Normes) de Eric Toledano e Olivier Nakache, diretores dos sucessos “Os Intocáveis” e “Samba” que já integram o Festival Varilux.  Daniel Auteuil, Fanny Ardant e Guillaume Canet estarão juntos em “Belle Epoque”, filme premiado com três Césares.

 

O evento oferece ao público sergipano a grande oportunidade de assistir aos mais novos trabalhos de cineastas, astros e estrelas já consagrados e também de premiados jovens talentos que imprimem diversidade e originalidade ao cinema francês. Confira a programação dos filmes do Festival no site da Aliança Francesa, www.afaju.com.br ou no site do festival http://variluxcinefrances.com/2020/, que serão exibidos no Cinemark do Shopping Jardins, no Cine Vitória, com sessões também no Drive-In do Museu da Gente Sergipana. Participe!

Clique na imagem para ampliar