Notícias

TRT 20 decide adiar etapa na retomada das atividade presenciais

29/07/20 às 16:29 por Sindjuf/SE
  • Compartilhar via Facebook
  • Compartilhar via Twitter
  • Compartilhar via Whatsapp
  • Compartilhar via Email

Do Sindjuf/SE

 

A Administração do TRT da 20ª Região promoveu ontem, 28, reunião com o Comitê de Retomada do Serviço Público Pós-Crise. A reunião estava marcada para o dia 31 de julho, mas foi antecipada. O Sindjuf/SE, através do coordenador-geral Gilberto Melo, participou da ocasião.

 

Após deliberação, ficou definido que o cronograma de retomada gradual deveria ser alterado. Dessa forma, a etapa 2 fica prevista para se iniciar no dia 17 de agosto. O TRT20 está, atualmente, na etapa preliminar, fase de providências para organização dos espaços e adoção de medidas de segurança.

 

Assim:

  • Etapa 2 (de 17/8 a 30/9/2020) - início do funcionamento externo presencial, com limitação do trabalho presencial a, no máximo, 20% dos servidores;
  • Etapa 3 (de 1º/10 a 2/11/2020) - ampliação do funcionamento externo presencial com restrição de quantitativo, com limitação do trabalho presencial a 30% dos servidores;
  • Etapa 4 (de 3/11 a 31/12/2020) - retorno integral das atividades presenciais, com restrições daquelas que resultam em aglomerações, com limitação do trabalho presencial a 50% dos servidores.

Apesar de ser um retorno gradativo, prevendo-se o trabalho presencial para 20%, 30% e 50% dos servidores, e mantendo os que fazem parte do grupo de risco em trabalho remoto, o Sindjuf/SE mantém inalterado seu posicionamento quanto a essa retomada.

 

“A direção do Sindjuf/SE, assim como muitos servidores da base, que entram em contato conosco diariamente, continua considerando precipitado voltar ao trabalho presencial. Não houve recuo da contaminação. Ao contrário, todos os dias, sobe o número de infectados e óbitos. Não se pode ignorar os dados nem acreditar que somente equipamentos de proteção é o suficiente. Manter o isolamento social é a forma mais eficiente de evitar a proliferação do vírus”, ressalta Gilberto.

 

Segundo dados do governo do estado, hoje já são 55.009 pessoas infectadas e 1.359 mortos. Em todo o país, são 2.442.375 infectados e 87.618 mortos. E a taxa de contágio (Rt) no Brasil voltou a crescer. De acordo com Imperial College de Londres, o Rt brasileiro é de 1,08, ou seja, 100 infectados transmitem o vírus para outras 108 pessoas. 

 

Vale lembrar que, no TRT, os elevadores são poucos e em tamanho incompatível com a necessidade de manter a distância de até mesmo um metro entre uma pessoa e outra. Além disso, as escadas foram projetadas para uso em caso de incêndio, não para acesso contínuo, sobretudo numa pandemia causada por vírus respiratório.

 

Como planejado, a diretoria do Sindjuf/SE se reunirá por videoconferência na próxima sexta, 31, a fim de continuar debatendo sobre a situação e medidas para proteger os servidores.

Clique na imagem para ampliar