Nota de Esclarecimento

29/07/20 às 13:22 por Sindjuf/SE

O Sindjuf/SE tem participado das reuniões que tratam sobre o Plano de Retomada Gradual das atividades presenciais do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região em razão da pandemia da Covid-19 e eu, Gilberto Melo, fui o escolhido para representar o Sindicato.

Ontem no comecinho da noite, alguns colegas me enviaram mensagens encaminhadas por um servidor que está representando a ASTRA 20 nessas reuniões. Sem nenhum motivo aparente, este senhor informa que “vem se antecipando a possíveis ruídos de comunicação e como representante da Astra informa que foi a favor do adiamento e a favor de implementar essa etapa”. Em seguida, ele justifica a posição por ele tomada.

Até aí, o texto parecia inofensivo e sem nenhuma pretensão. Só que, na sequência, ele informa que foi requerido pelo Sindicato, o vídeo da reunião e que a Presidente do Tribunal esclareceu que só o liberaria com a concordância de todos. Ainda segundo a fala dele, “Votei contra a liberação do vídeo, pois o representante do Sindicato foi muito infeliz com a nota que colocou no site sobre a penúltima reunião, informando que ele teve problemas de áudio e que os servidores ficaram sem representação no comitê, sendo que a administração do TRT entrou em contato com o mesmo ao fim da reunião para saber se o mesmo gostaria de acrescentar algo e o mesmo informou que estava satisfeito. Em seguida soltou a nota...”. A nota a que ele faz referência deve ser esta: https://sindjufse.org.br/conteudo/1970/trt20-aprova-avanco-de-etapa-em-retomada-das-atividades-presenciais

Continuando, o mesmo informa: “Este tipo de conduta não nos leva a lugar algum. A Astra é parceira do sindicato, mas a recíproca não tem sido verdadeira, infelizmente. Achei que seríamos mais fortes juntos, e quando se toma atitudes como a da última nota, ignorando a presença da Associação e gerando um mal estar com a administração trouxe receio sobre o que o sindicato faria com o vídeo, ainda mais em tempo de informações incompletas. Enfim, precisava pontuar esse conflito aqui.”

Quero informar que o representante da Astra foi no mínimo indelicado e que atitude desse tipo tem afastado o sindicato da Associação a qual ele representa. Queremos acreditar que a diretoria da Astra não compartilha com esse tipo de comportamento. Alegar que o sindicato vem gerando um mal-estar com a administração, e por conta disso trouxe receio sobre o que o sindicato faria com o vídeo só mostra imaturidade, desespero e insegurança acerca do que diz ter defendido em favor dos servidores nas reuniões. Observando o texto, fica evidente que essa defesa contraria os interesses da grande maioria dos colegas, então não lhe restou outra saída a não ser atacar o sindicato e um dos seus representantes.

Quanto ao “mal estar que o sindicato vem causando a administração do TRT20”, é outra alternativa que certamente não lhe trará bons frutos. Sabemos que esse tipo de política rasteira traz desconforto às partes e temos a convicção de que em nenhuma hipótese, os gestores do TRT lhe confidenciariam tal sentimento.

Pela experiência adquirida até o momento, temos observado que as administrações não estão preocupadas com os representantes dos sindicatos que pensam diferente delas. Pelo contrário, observamos que quando a entidade representa bem sua classe, essa atitude é motivo de muito orgulho para todos os envolvidos. A preocupação das partes sempre foi e será manter o respeito. O que as administrações detestam são aqueles que vivem bajulando e é bom lembrar que esse mal, o representante da Astra não tem.

O referido servidor devia ter informado, que logo após o término da reunião, enviou-me uma mensagem, justificando sua negativa. Eu resolvi não responder por entender que era um direito do representante da Associação negar a solicitação do sindicato. Aliás, ressalte-se que ele foi o único voto contrário. Todos os demais representantes concordaram com a solicitação feita pelo sindicato. Certamente, os demais representantes não temessem que a Direção do sindicato tivesse conhecimento do voto e das justificativas por eles defendidas. O que é louvável, diferentemente do representante da Astra.

O objetivo do Sindicato, quando solicitou o vídeo, era permitir que a diretoria do Sindicato tivesse a oportunidade de ter todas as informações ali registradas, e assim permitir que pudéssemos tomar decisões, sem correr risco de ter interpretações equivocadas.

É importante informar que, em nenhum momento, o sindicato tem feito matéria noticiando quem foi favorável ao retorno ao trabalho presencial ou contra esse retorno imediato. É ético informar que todos os representantes que fazem parte desse comitê estão preocupados com a vida daqueles que frequentam a nossa Justiça do Trabalho, bem como dos servidores. O que difere é que alguns defendem que o trabalho presencial só ocorra em outro momento por entender que o momento atual pelo qual passamos ainda é muito perigoso. O sindicato vem defendendo essa posição. O índice de contaminação é muito alto e temos recebido diversas ligações e mensagens de colegas servidores que estão apreensivos com esse retorno agora, mas aqueles que defendem que o retorno gradual se inicie mais cedo é porque entendem que os cuidados que o Tribunal vêm adotando não oferecem perigo, entretanto todos estão preocupados sim.

Confesso que toda a Diretoria ficou estarrecida quando tomou conhecimento das mensagens. Sabemos que nada disso contribui na defesa dos interesses dos servidores e de toda a comunidade. A Diretoria do sindicato se compromete com a administração do TRT, com todos os membros que fazem parte das reuniões, e com todos os servidores que nada disso contaminará as reuniões das quais participamos, e a posição do sindicato continuará a mesma com relação à defesa da categoria, que será exercida em conformidade ao que determina a Lei, como legítimo representante do Servidor.

Atenciosamente,

Gilberto Melo