Notícias

Senado aprova suspensão de pagamento de consignado. Câmara não tem data para votar

30/06/20 às 16:30 por Sindjuf/SE
  • Compartilhar via Facebook
  • Compartilhar via Twitter
  • Compartilhar via Whatsapp
  • Compartilhar via Email

Do Sindjuf/SE

 

 

O Senado aprovou, em 18 de junho, o Projeto de Lei 1.328/2020, de autoria do senador Otto Alencar (PSB-BA), que determina a suspensão das parcelas de empréstimo consignado, com desconto em folha de pagamento, por quatro meses, em razão da crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Trata-se de um adiamento do pagamento de quatro parcelas, que deverão ser pagas no fim do empréstimo.

 

O objetivo do PL é minimizar as perdas salariais de aposentados, pensionistas e servidores públicos, que, devido à atual circunstância, estejam assumindo mais despesas na família, como no caso de filhos que tenham perdido o emprego, por exemplo. A medida também abrange trabalhadores da iniciativa privada.

 

O projeto define que o devedor não será inscrito em cadastro de inadimplência nem precisará pagar juros extras por causa do adiamento das parcelas.

 

O relator do projeto, senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), na tentativa de beneficiar os bancos, trocou a suspensão das parcelas por “estímulo à renegociação de empréstimos”. Ele justificou dizendo que o custo de suspender as dívidas seria a restrição de crédito e aumento de juros para toda a população.

 

No entanto, o senador Weverton Rocha (PDT-MA) apresentou um destaque, restabelecendo o trecho da suspensão de quatro parcelas no texto, que foi aprovado.  Senador por Sergipe, Rogério Carvalho (PT) também defendeu o projeto original. Para ele, as mudanças trazidas no relatório fizeram o projeto perder sua função principal, que era atenuar as despesas das famílias que tiveram suas rendas reduzidas.

 

O texto foi encaminhado à Câmara dos Deputados no dia 22 e, apesar da urgência da situação, com quatro meses de pandemia, ainda não tem data para apreciação. Se aprovado, o projeto irá à sanção presidencial. O Sindjuf/SE segue acompanhando a tramitação da matéria.

Clique na imagem para ampliar