Maia sinaliza desistência da redução de salários, mas continuamos vigilantes

26/03/20 às 14:49 por Sindjuf/SE

Após criar polêmica defendendo cortes nos salários dos servidores públicos dos três Poderes, incluindo políticos e juízes, como forma de combate ao coronavírus, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM/RJ), pode ter voltado atrás. Parece que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, conseguiu do deputado o compromisso de não levar a ideia adiante. É o que afirma Paloma Savedra na Coluna do Servidor, publicada em 25/03/2020 no site O Dia.

De acordo com a coluna, Toffoli passou a notícia a membros da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas). A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) também divulgou em redes sociais o acordo firmado entre o ministro e o presidente da Câmara.

No entanto, é sabido que a proposta também é de interesse de outros parlamentares, tendo sido criado até projeto de lei sobre o assunto. Além disso, Maia segue afirmando que a situação exige esforços e “todos devem contribuir”.

Por isso, os servidores públicos, notadamente os do Poder Judiciário Federal, bem como o Sindjuf/SE, permanecem em alerta para barrar mais esse ataque contra o funcionalismo. Sabemos do estado de calamidade em que o país se encontra devido à pandemia do coronavírus, e que nosso sistema de saúde, público e particular, pode não suportar a demanda. Porém, não é reduzindo salários de servidores que se enfrenta crise, seja na saúde, seja na economia. É hora de ações eficazes e que se cobre daqueles que são os mais ricos e pagam menos.