Sindjuf/SE se manifesta sobre atuação dos oficiais de justiça

16/12/19 às 15:29 por Sindjuf/SE

O Sindjuf/SE tomou conhecimento de que oficiais de justiça pelo Brasil, organizados em associações e sindicatos próprios, criaram a Frente Parlamentar em Defesa dos Oficiais de Justiça, a fim de defender interesses específicos do cargo.

Sabemos que aqui em Sergipe, nós temos na Justiça do Trabalho 512 servidores (ativos e inativos), desses, apenas 30 são Oficiais de Justiça e 34 são Agentes de Segurança, já na Justiça Eleitoral temos 213 servidores (ativos e inativos) dos quais, 08 são Agentes de segurança e nenhum Oficial de Justiça e, na Justiça Federal temos 283 servidores ativos e inativos, de modo que neste quantitativo, 23 são Oficiais de Justiça e 19 Agentes de Segurança.

Resumindo, o Poder Judiciário Federal em Sergipe tem 1008 servidores ativos e inativos, E desses, tem-se 53 oficiais de justiça e 61 agentes de segurança, um total de 114 servidores, restando um quadro de 894 que não se enquadra na categoria. Menos de um quinto dos servidores.

Qual então o segredo de os Oficiais de Justiça criarem uma frente parlamentar em defesa dos seus interesses se são minoria dentro do Poder Judiciário Federal? Qual o compromisso desse grupo com relação aos demais? Por que há um silêncio de algumas “lideranças” dos sindicatos e até da própria Fenajufe com relação a esse trabalho paralelo?

Podemos afirmar que a falta de compromisso dos demais servidores e a conivência daqueles que fazem parte da diretoria dos sindicatos ou da Fenajufe, permitem que esse trabalho paralelo continue acontecendo, mesmo sabendo que esse comportamento coloca em xeque o papel dos sindicatos e da própria Fenajufe.

Precisamos urgentemente buscar uma solução, solução esta que traga benefícios a toda categoria de servidores, caso contrário, continuaremos a testemunhar situações como esta e continuaremos também tendo salários diferenciados como ocorre nos dias de hoje. Tanto os Oficiais de Justiça como os Agentes de Segurança recebem 35% de gratificação sobre o vencimento, diferentemente dos demais, isto é; Técnico e Analista (Área Judiciária e administrativa), não tiveram o mesmo benefício.

O Sindjuf/SE reforça seu entendimento de que divisões como essa enfraquecem a luta de toda a categoria. O momento é de união e de agir em conjunto em defesa dos direitos de todos os servidores do Poder Judiciário Federal e também pela manutenção do próprio serviço público.