Notícias

Governadores do Nordeste NÃO apoiam a Reforma da Previdência

19/03/19 às 15:52 por Sindjuf/SE
  • Compartilhar via Facebook
  • Compartilhar via Twitter
  • Compartilhar via Whatsapp
  • Compartilhar via Email

Do Sindjuf/SE

 

Os nove governadores do Nordeste desaprovam a proposta de Reforma da Previdência do governo Bolsonaro, a PEC 06/2019. No último dia 14 de março, os governantes se reuniram no Palácio dos Leões, em São Luís (MA), para o Encontro dos Governadores do Nordeste – Gestão 2019-2022.

 

O evento fomenta uma articulação política em benefício da região. Dele resultaram, o protocolo para criar o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste e a Carta dos Governadores do Nordeste. Na Carta, eles se manifestam contra a Reforma da Previdência em defesa dos mais pobres e ainda rejeitam a ideia de retirar a Previdência Social da Constituição. Os chefes de Estado também se colocam contrariamente ao sistema de capitalização, ao que chamam de socialmente injusto.

 

Confira a seguir o trecho da Carta:

 

“Quanto à Reforma Previdenciária, consideramos que se trata de um debate necessário para o Brasil, contudo posicionamo-nos em defesa dos mais pobres, tais como beneficiários da Lei Orgânica da Assistência Social, aposentados rurais e por invalidez, mulheres, entre outros, pois o peso de déficits não pode cair sobre os que mais precisam da proteção previdenciária. Também manifestamos nossa rejeição a proposta de desconstitucionalizar a Previdência Social, retirando da Constituição garantias fundamentais aos cidadãos. Do mesmo modo, consideramos ser imprescindível retirar da proposta a previsão do chamado regime de capitalização, pois isso pode inclusive piorar as contas do sistema vigente, além de ser socialmente injusto com os que têm menor capacidade contributiva para fundos privados. Em lugar de medidas contra os mais frágeis, consideramos ser fundamental que setores como o capital financeiro sejam chamados a contribuir de modo mais justo com o equilíbrio da Previdência brasileira.”

 

Nós do Sindjuf/SE apreciamos o posicionamento dos nove governadores e a atitude em se manifestar a favor do povo, dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que nos orgulhamos de ter em nosso Nordeste administradores sensíveis, sensatos e comprometidos com aqueles que mais necessitam.

 

 

Clique na imagem para ampliar