Notí­cias

Servidores da Justiça Eleitoral definem propostas para encaminhar à Fenajufe

27/07/20 às 16:30 por Sindjuf/SE
  • Compartilhar via Facebook
  • Compartilhar via Twitter
  • Compartilhar via Whatsapp
  • Compartilhar via Email

Do Sindjuf/SE

 

Servidores de diversas partes do país fizeram acontecer, no último sábado, 25, o Encontro Nacional dos Servidores e Servidoras da Justiça Eleitoral (Eneje) 2020. O evento é promovido pela Fenajufe e, pela primeira vez, ocorreu por videoconferência em razão da pandemia do novo coronavírus.

 

Ao todo, 56 servidores, de 20 sindicatos, participaram. Representando o Sindjuf/SE e a base de Sergipe, participaram as servidoras do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) Anita Rocha Paixão Sotero, coordenadora-geral do Sindjuf/SE, Ana Paula Tavares de Oliveira Bezerra, conselheira fiscal, e o servidor José Humberto de Jesus, do cartório eleitoral de Umbaúba.

 

Na atual crise sanitária por que passa o Brasil, a pauta do encontro foi os impactos da realização das eleições nos servidores da JE. Fizeram a abertura do evento, os coordenadores da Fenajufe Fernando Freitas, Leopoldo Donizete, José Costa Neto e Edson Borowski, sendo a reunião conduzida pelo último, servidor do TRE/RS.

 

Após a abertura, os participantes fizeram relatos sobre a situação de seus estados em relação à covid-19, como os tribunais estão lidando e a expectativa de retorno ao trabalho presencial. Segundo Anita Rocha, foi possível saber que a maioria dos tribunais ainda está com atividades presenciais suspensas, com raras exceções, incluindo o tribunal eleitoral do Paraná, cuja volta ao presencial foi em 1º de junho, o que causou espanto em todos os presentes.

 

Do debate, foram extraídas propostas que serão encaminhadas à Direção da Fenajufe, uma vez que o Eneje não tem caráter de decisão, apenas de orientação. As propostas são:  

 

1) Adiamento das Eleições 2020;

2) Prorrogação do trabalho remoto;

3) Ocorrendo o retorno ao trabalho presencial, que seja feito com a máxima segurança para os servidores;

4) Necessidade de reunião urgente com os Presidentes do TSE e dos Regionais;

5) Realização de reunião ampliada, com a participação dos servidores do Poder Judiciário Federal.

 

Para Anita, o encontro foi bastante proveitoso e a participação dos sindicatos, expressiva. “Os relatos dos Regionais desenharam o painel preocupante do retorno da Justiça Eleitoral ao trabalho presencial. As discussões enriqueceram o encontro e convergiram nas propostas que serão encaminhadas à direção da Fenajufe”, avalia.

 

Após as discussões, houve a palestra ‘Segurança sanitária nas eleições’, com a médica do trabalho Virgínia Dapper.

    Clique na imagem para ampliar