Observatório Político - Governador(a)

Valmir de Francisquinho

20/09/22 às 14:20 por Sindjuf/SE
  • Compartilhar via Facebook
  • Compartilhar via Twitter
  • Compartilhar via Whatsapp
  • Compartilhar via Email
Valmir de Francisquinho

 

Vice: Emília Correa (Patriota)

 

Valmir dos Santos Costa, mais conhecido como Valmir de Francisquinho (PL), é um empresário e político. Foi eleito prefeito de Itabaiana em 2012 e reeleito nas eleições seguintes. Antes disso, foi vereador do município por cinco mandatos consecutivos. 

 

Em novembro de 2018, foi preso na Operação Abate Final, por improbidade administrativa. Também foram presos seu secretário de Agricultura, Erotildes José de Jesus, e outras três pessoas. O então prefeito foi acusado de participar de um esquema de desvio de quase R$ 6 milhões entre os anos de 2015 a 2017 da Prefeitura de Itabaiana em decorrência de desvios de taxas recolhidas no matadouro da cidade. A Deotap, que conduziu a investigação, identificou excesso de cobrança indevida de tributos, lavagem de dinheiro, associação criminosa e crime de licitação, todos comprovados no andamento do inquérito policial.

 

Após 15 dias preso, Valmir foi solto, mas a Justiça manteve seu afastamento da prefeitura. Somente em março de 2019, ele pode retomar o cargo. Depois de ser preso, declarou que pensava em deixar a política ao finalizar seu mandato. Não só não deixou, como ajudou a eleger seu sucessor, Adailton Sousa, e hoje é apoiador de Bolsonaro.

 

Ainda em 2019, o aspirante  ao governo respondeu por abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral do filho, Talysson de Valmir, eleito deputado estadual no ano anterior. Para o Ministério Público, o então prefeito agiu de forma incompatível com a impessoalidade exigida dos gestores públicos, utilizando-se de sua imagem para conquistar votos para o filho.

 

O TRE/SE acabou cassando o mandato do deputado estadual Talysson Barbosa Costa e decretou a inelegibilidade, pelo prazo de 8 anos, dos dois, filho e pai.

 

Por conta disso, o TRE indeferiu por unanimidade a candidatura do bolsonarista. O candidato recorreu ao TSE e continua em campanha e figurando nas pesquisas de intenção de voto. 

 

Com o mandato de Talysson cassado, o irmão do político resolveu entrar na disputa. Ícaro de Valmir é candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados. Ele apresentou declaração de bens falsa ao TRE.

 

Durante sua gestão em Itabaiana, os servidores públicos tiveram apenas um reajuste salarial, sendo que a maioria ganha um salário mínimo. Ele não cumpriu os planos de carreira dos trabalhadores. 

 

Em 2020, Valmir afirmou que votaria no candidato do PSD para governo de Sergipe, que na época já tinha Fábio Mitidieri como principal opção. O então prefeito de Itabaiana até ameaçou deixar o PL caso não houvesse apoio para este candidato. 

 

Apoio: PL, Patriotas, PMN, PTB e PROS. Candidato ao Senado apoiado pela sua candidatura é Eduardo Amorim. 

 
Voltar para listagem