Congresso internacional discute trabalho, meio ambiente, direito e saúde

05/07/16 às 00:00 por Sindjuf/SE
  • Compartilhar via Facebook
  • Compartilhar via Twitter
  • Compartilhar via Whatsapp
  • Compartilhar via Email

O Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo (SP), receberá, de 22 a 26 de agosto, o IV Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde. O encontro é direcionado para profissionais e estudantes que atuam nas áreas do Direito, da Saúde, do Trabalho, do Meio Ambiente e da Comunicação.

O objetivo é reunir pessoas de múltiplas inserções profissionais e sociais para discutir temas referentes ao mundo do trabalho e impactos sobre a saúde e meio ambiente. Também se busca refletir sobre as possibilidades de atuação em diferentes frentes de defesa das condições dignas de trabalho e dos mecanismos protetores da vida e da saúde da população.

O evento é organizado pela Abrat (Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas), ALAL (Asociación Latinoamericana de Abogados Laboralistas), Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP, Fundacentro e MPT (Ministério Público do Trabalho).

Temas como o modelo econômico compatível com a promoção do trabalho digno e saúde e as ameaças à seguridade social estarão em pauta. O panorama de desconstrução dos direitos do trabalho e saúde na América Latina e o futuro do trabalho diante da precarização atual e migrações recentes também serão discutidos.

Estarão presentes especialistas de instituições como Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit), Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), Faculdade de Direito de Havana (Cuba) e Universidade Nacional Autónoma de México (Unam). “São pessoas que têm se destacado como protagonistas nas frentes em que atuam. Esperamos promover um grande encontro de ideias que ajude a sociedade a construir caminhos que ampliem os direitos sociais conquistados”, explica Maria Maeno Maeno, integrante da comissão organizadora e médica da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), vinculada ao Ministério do Trabalho.

O IV Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde é organizado pela Fundacentro em parceria com a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), Asociación Latinoamericana de Abogados Laboralistas (Alal), Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP, Ministério Público do Trabalho (MPT). As inscrições podem ser feitas no Portal da Fundacentro.

Clique na imagem para ampliar