Notícias

Giro de Notícias

27/01/23 às 11:53 por Sindjuf/SE
  • Compartilhar via Facebook
  • Compartilhar via Twitter
  • Compartilhar via Whatsapp
  • Compartilhar via Email

No Giro de Notícias, o Sindjuf/SE traz para os servidores um breve resumo de alguns dos principais acontecimentos da semana com impacto político, econômico e social.

 

Vacinação

Em Aracaju, os estoques da Pfizer pediátrica, destinados às crianças de 5 a 11 anos, estão zerados. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na última quarta-feira (25). Para continuar a vacinação, o município aguarda os repasses que devem ser feitos pelo Ministério da Saúde (MS).

Vale lembrar que a imunização segue normalmente para o público com 12 anos ou mais e que o total de aplicações nas crianças – 1ª, 2ª e 3ª doses, somadas – já ultrapassam os 95.000.

 

Trabalho análogo à escravidão

O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou nesta sexta-feira (27) o número de trabalhadores resgatados de condições de trabalho análogas à escravidão em 2022 no Rio Grande do Norte: ao todo, foram 32, número que supera a soma entre os anos de 2019 e 2021.

No Brasil, esse número chegou a 2,5 mil trabalhadores só no ano passado.

 

Conivência policial?

Os inquéritos sobre os ataques terroristas que aconteceram no dia 8 de janeiro, em Brasília, ganharam um novo capítulo: o Superior Tribunal Federal (STF) incluiu imagens de câmeras de segurança que mostram os policiais recuando e permitindo o avanço dos golpistas. Os bolsonaristas conseguiram acessar as sedes dos Três Poderes sem encontrar muita resistência dos agentes públicos responsáveis pela segurança do DF.

 

Internacional

Depois do governo francês decidir seguir adiante com a reforma da previdência, que aumentará a idade mínima para aposentadoria, a classe trabalhadora de todo o país realizou no último dia 19 de janeiro uma mobilização que levou mais de um milhão de pessoas às ruas. Uma greve geral foi convocada para o próximo dia 31 e pretende mobilizar ainda mais a França contra uma reforma injusta e sem benefícios para o trabalhador.

 

Prova de Vida

Uma portaria assinada no último dia 24 regulamenta novos procedimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no que diz respeito à prova de vida dos segurados.

Desde o dia 1º deste ano, o próprio órgão é o responsável para verificar se o segurado segue vivo e, agora, o INSS terá 10 meses, contando da data de aniversário do beneficiário, para comprovar que o titular está vivo. Caso essa consulta não consiga ser feita dentro do prazo, o segurado ganha dois meses para fazer essa comprovação.

Clique na imagem para ampliar