Notícias

TRT20 aprova avanço de etapa em retomada das atividades presenciais

17/07/20 às 17:07 por Sindjuf/SE
  • Compartilhar via Facebook
  • Compartilhar via Twitter
  • Compartilhar via Whatsapp
  • Compartilhar via Email

Do Sindjuf/SE

 

O Sindjuf/SE participou hoje, 17 de julho, de reunião do Comitê do Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais do TRT da 20ª Região. A reunião aconteceu via Google Meet e, por falha técnica no microfone do coordenador-geral Gilberto Melo, representante dos servidores, ele não conseguiu falar na ocasião. “Meu microfone está com defeito, e não percebi a tempo de tentar resolver o problema. Infelizmente, a categoria acabou sendo prejudicada”, lamenta.

 

No encontro de hoje, a presidente do Tribunal, desembargadora Vilma Amorim, e os demais participantes discutiram e aprovaram o início da primeira etapa do cronograma do plano para a próxima segunda, 27. De acordo com o Plano de Retomada Gradual, “de 20/07 a 02/08 - funcionamento exclusivamente interno, com autorização para realização de trabalho presencial em algumas unidades administrativas, especialmente aquelas que adotarão as providências de organização dos espaços e das medidas necessárias ao retorno.”

 

No entanto, o debate se deu exclusivamente sobre a realização das audiências presenciais, como proceder ao distanciamento físico dos presentes, separação por barreiras, compra de equipamentos de proteção individual (EPIs), limite de pessoas no local etc.

 

Apesar de não ter conseguido falar na reunião, Gilberto Melo reforça seu entendimento de que ainda não é possível retomar os trabalhos presencialmente. “Os casos de Covid-19 continuam a crescer em nosso Estado. Ontem, os dados oficiais apontavam 40.139 pessoas infectadas e 1.054 mortos. Hoje, esses números já são 41.226 e 1.071, respectivamente. Outros dados que devem ser levados em conta são as taxas de ocupação de leitos. Os leitos de enfermaria pública estão 76,4% ocupados, enquanto os da rede privada, 87,9%. Já os leitos de UTI pública têm 79,6% de ocupação, e os da rede privada, 92%. São números altos e preocupantes. Isto é, ainda não é seguro retornarmos aos nossos locais de trabalho”, avalia.

 

Gilberto lembra ainda que os tribunais contam com poucos e pequenos elevadores, não sendo possível dentro deles o distanciamento físico mínimo de dois metros entre as pessoas. Além disso, as escadas são completamente fechadas, projetadas para uso em caso de incêndio. “Não considero que os tribunais daqui e o fórum federal tenham condições de promover com total segurança o retorno dos servidores ao trabalho presencial. Até porque, mesmo com uso de EPIs e adoção de medidas como aferição de temperatura, higienização das mãos e dos ambientes, a aglomeração de pessoas por si só, especialmente em locais com pouca ou sem ventilação, já é um fator importante para a disseminação do vírus”, ressalta.

 

Outro ponto importante a se destacar é sobre a manutenção do trabalho remoto somente para servidores que compõem o grupo de risco. Para o Sindjuf/SE, não só os servidores desse grupo precisam continuar trabalhando em casa, mas todos. Primeiro, porque o servidor pode não ser do grupo de risco, mas morar com alguém que seja; segundo, porque já se sabe que a doença pode levar a óbito mesmo as pessoas saudáveis.

 

No próximo dia 31, haverá nova reunião para decidir sobre o avanço ou não para a próxima etapa do plano. Também participaram da reunião desta sexta, representantes do MPT/SE, OAB/SE, Assat, Astra XX, Amatra XX, gestores e servidores da área de saúde do TRT20.

 

 

Clique na imagem para ampliar