Novembro Azul alerta para o câncer de próstata

05/11/19 às 16:32 por Sindjuf/SE

Novembro se inicia e, com ele, a campanha mundial denominada Novembro Azul. O movimento acontece para lembrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, a doença acomete principalmente aqueles com 50 anos ou mais.

A próstata é uma glândula pequena, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto, envolvendo parte da uretra, por onde sai a urina. Por isso, alguns sintomas são dificuldade ou dor ao urinar e vontade de urinar com mais frequência. No entanto, na fase inicial, a doença pode não apresentar sintomas. Já na fase mais avançada, outros sintomas são dores ósseas, presença de sangue na urina ou no sêmen e, com o aumento da gravidade, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Ter histórico de câncer na família e obesidade são fatores de risco para a doença. Esse tipo de câncer também tem mais incidência em homens negros.

A melhor forma de diagnosticar precocemente e, assim, aumentar as chances de cura, é através do exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações na glândula. Ainda é um grande tabu para os homens passarem por esse exame. Mas não se pode deixar que o machismo enraizado na sociedade seja maior que os cuidados com a saúde.

Mantenha hábitos saudáveis, como ter uma alimentação balanceada, praticar regularmente atividades físicas, não fumar, manter o controle da pressão, diabetes e problemas de colesterol. Informe-se e vá ao médico.