Notícias

Câncer de mama: conhecer e prevenir

10/10/19 às 15:01 por Sindjuf/SE
  • Compartilhar via Facebook
  • Compartilhar via Twitter
  • Compartilhar via Whatsapp
  • Compartilhar via Email

Do Sindjuf/SE

 

Começou outubro, mês em que ocorre um movimento mundial que promove ações de conscientização sobre a importância da prevenção e do tratamento do câncer de mama, o Outubro Rosa. O Sindjuf/SE se une a essa causa, na busca por informar, sensibilizar e incentivar os cuidados que levam ao diagnóstico precoce.

 

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as brasileiras, e estima-se, somente este ano, a ocorrência de quase 60.000 novos casos da doença. Por isso, atenção aos principais sinais e sintomas do câncer de mama: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

 

A luta é para proporcionar o acesso ao diagnóstico e aos tratamentos mais ágeis e adequados a cada paciente. A mamografia é o exame indicado para diagnosticar a doença e deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos.

 

Não está sujeita ao câncer somente aquelas mulheres que têm histórico da doença na família. O desenvolvimento dessa neoplasia está também associado a fatores como obesidade, consumo em excesso de álcool, tabagismo, estresse, sedentarismo, entre outros. Mas, é claro, se sua mãe, irmã, tia ou até mesmo pai teve câncer de mama, a chance de incidência da doença aumenta. Neste caso, a mulher deve iniciar a mamografia anual aos 35 anos.

 

Segundo o Inca, cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados bons hábitos, como a prática de atividades físicas e alimentação saudável. A amamentação também é considerada um fator protetor.

 

Além disso, é preciso estar alerta e praticar o autocuidado. O autoexame foi salvar sua vida.

Clique na imagem para ampliar