Sindicatos se articulam contra a Reforma da Previdência

18/03/19 às 16:00 por Sindjuf/SE

Do SIndjuf/SE

Uma agenda conjunta de lutas contra a proposta de Reforma da Previdência começou a ser planejada na última sexta-feira, 15 de março. Depois de uma reunião introdutória, onde sindicalistas se conheceram e apresentaram as ações feitas em suas bases, os dirigentes voltaram a se encontrar. Agora, para articularem atividades unificadas e, assim, fortalecer a luta que é de todos, a manutenção da aposentadoria.

Os trabalhadores iniciaram a reunião com uma rodada de informes sobre o que aconteceu desde a reunião anterior e o que está previsto para os próximos dias.

• Cine Debate Reforma da Previdência no Chile – 20/03, 17h, na Bicen/UFS
  • Roda de Conversa sobre fundos de previdência complementar – 22/03, 9h, Didática 5/UFS
  • Caminhada da Água: água é direito, não mercadoria – 22/03, 15h, sede da Deso.

A intenção é que os sindicatos se unam às pautas uns dos outros, já que todas levam a um objetivo em comum.

Na reunião, foi consenso que as propostas devem unificar. “O objetivo é derrotar a PEC 06/2019 por completo, e o foco é no direito à Previdência. Nada de pautas que segreguem, como campanhas partidárias”, enfatiza Gilberto Melo, coordenador-geral do Sindjuf/SE.

Todos concordam que a luta é pelo trabalhador, contra a Reforma. Por isso, a cada reunião, a busca por unidade ganha forma. Nessa ocasião, ficou definido o discurso a ser utilizado e a necessidade de se rebater os argumentos usados pela grande mídia. Outras ideias foram aprovadas, como panfletagem, outdoors e entrevistas em rádios.

Estiveram presentes nessa reunião, Sintufs, Adufs, Sinasefe, Sintrase, Sindifisco, Sinpro, Sintect/SE e Sindipema.