Em assembleia, diretoria presta contas e aprova reajuste

05/12/18 às 17:16 por Sindjuf/SE

Nesta quarta-feira, 5, o Sindjuf/SE realizou Assembleia Geral Ordinária, tendo na pauta a prestação de contas e o reajuste da alíquota de contribuição sindical. Os dirigentes Gilberto Melo, Nicodemos Sá e Sócrates Lima representaram a diretoria.

O conselheiro fiscal Sócrates Lima, responsável pela contabilidade, apresentou a demonstração dos resultados do exercício de 2017 e a prestação de contas até outubro de 2018. Na explanação, receita e despesas, como aluguel, energia e internet da sede, pagamento de funcionárias, prestação de serviços e Receita Federal.

A propositura de reajustar a alíquota cobrada a associados veio, justamente, da análise das contas. Com o aumento da quantidade e da qualidade do trabalho, as despesas do Sindicato também aumentaram. “Nos últimos meses, temos trabalhado no limite, mas precisamos trabalhar com certa folga nas finanças. Para isso, precisamos ampliar a receita, e isso se faz crescendo o número de filiados ou o valor da contribuição. Apesar do crescimento da base, a receita não nos permite trabalhar com sobra após pagar as despesas. Atualmente, a arrecadação do Sindjuf é de R$ 15.321,81, e as despesas, R$ 14.089,97 (referente ao último mês). Por essa razão, estamos propondo o aumento da contribuição”, explica o coordenador-geral Gilberto Melo.

Até porque, acrescenta o coordenador Jurídico, Nicodemos Sá, com o início do novo ano, vem o reajuste para o pagamento das funcionárias e dos prestadores de serviços, que é feito com base no salário mínimo.

Ante o exposto, Nicodemos sugeriu que alíquota passasse a ser de 1,5%. Depois de deliberação, ficou decidido que, para impactar menos no orçamento familiar, a partir de janeiro de 2019, a alíquota de contribuição sindical passará de 1% para 1,3% do vencimento inicial do servidor, percentual que representa um acréscimo de R$ 9,48 para técnicos e de R$ 15,58 para analistas. E em janeiro de 2020, esse percentual será de 1,5%.