Notícias

Servidora do TRE e coordenadora do Sindjuf/SE relança biografia

19/11/18 às 15:13 por Sindjuf/SE
  • Compartilhar via Facebook
  • Compartilhar via Twitter
  • Compartilhar via Whatsapp
  • Compartilhar via Email

Do Sindjuf/SE

 

No último dia 13, aconteceu o lançamento da segunda edição do livro ‘Lydio Paixão – Da Revolta Tenentista de 1924 ao suicídio de Vargas’, da escritora Anita Rocha Paixão Sotero, servidora do TRE/SE e coordenadora de Comunicação e Promoção Social do Sindjuf/SE. O Sindjuf/SE, representado pelo coordenador-geral, Gilberto Melo, marcou presença na ocasião. O lançamento reuniu familiares, amigos e colegas de trabalho no Museu da Gente Sergipana.

 

O livro revisita o passado de Sergipe, reunindo momentos marcantes da história local e do Brasil, a exemplo das revoltas tenentistas, em especial a de 1924; o Integralismo; o torpedeamento de navios mercantes no litoral sergipano, em 1942; a campanha ‘O Petróleo é Nosso; e a política nas décadas de 1930 a 1950. Lydio Paixão era candidato ao cargo de vereador pelo Partido Social Progressista (PSP), nas eleições de 1954. Foi assassinado por linchamento na Praça Fausto Cardoso em 24 de agosto de 1954, o mesmo dia do suicídio de Getúlio Vargas.

 

Para a autora do livro, não havia informações suficientes sobre o personagem principal. “Senti a necessidade de resgatar a memória de meu avô, nos aspectos humano e histórico-social. E, apesar de ser uma biografia, o livro foge dos tradicionais modelos de construção biográfica”, comenta.

 

Nesta segunda edição, a obra foi ampliada e revisada. Anita conta que houve ajustes e o texto foi aperfeiçoado, de modo a ficar mais claro e coerente. “Essa edição representa o aprimoramento de uma obra muito importante para mim e para a minha família. Acho que o livro é relevante também para a história de Sergipe. Tenho a sensação de dever cumprido”, avalia a escritora.

 

O livro estará disponível para venda nas Livrarias Escariz a partir do dia 10 de dezembro. Quem desejar adquirir um exemplar desde já pode contatar a própria Anita Rocha, através do telefone (79) 99957-7756.

 

 

Clique nas imagens para ampliar