Servidora lançará livro que remonta à parte da história de Sergipe

No próximo dia 13 de novembro, a servidora do TRE/SE e coordenadora de Comunicação e Promoção Social do Sindjuf/SE, Anita Rocha Paixão Sotero, lançará a segunda edição de seu livro, intitulado ‘Lydio Paixão – Da Revolta Tenentista de 1924 ao suicídio de Vargas’.

O livro aborda a trajetória de Lydio Paixão, avô de Anita. Segundo a autora, por ocasião do suicídio de Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954, houve a eclosão de revoltas populares por todo o Brasil, inclusive em Sergipe. Entre os episódios que ocorreram na cidade de Aracaju, está o assassinato de Lydio Paixão por linchamento, na Praça Fausto Cardoso. Lydio era candidato ao cargo de vereador pelo Partido Social Progressista (PSP).

“A história de Lydio Paixão, entretanto, não se resume à trágica morte, pois vivenciou momentos importantes da história de Sergipe: a revolta tenentista de 1924; o Integralismo em nossa terra; o torpedeamento de navios mercantes no litoral sergipano, em 1942; a campanha ‘O Petróleo é Nosso’; e a política sergipana nas décadas de 1930 a 1950. O livro objetiva resgatar a memória de meu avô nos aspectos humano e histórico-social. É uma construção biográfica que foge dos modelos tradicionais”, conta Anita.

O lançamento do livro ocorrerá no Museu da Gente Sergipana, a partir das 18h. Em breve, os convites serão entregues. Mas, desde já, a escritora convida todos os colegas e familiares a prestigiarem esse momento de emoção e valorização da cultura sergipana.