Sindjuf/SE na base: dirigente dialoga com servidores do interior

12/07/18 às 14:30 por Sindjuf/SE

Nos últimos dias, servidores que atuam no interior receberam a visita do Sindjuf/SE. O coordenador-geral Gilberto Melo representou a diretoria e viajou aos municípios de Maruim, Propriá, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Lagarto e Estância (nesses dois últimos, o Sindicato foi representado pela secretária política, Prazeres Bomfim). Como de costume, a visita tem o propósito de levar à base no interior os informes recentes da categoria, ouvir os servidores e debater sobre assuntos de interesse. É também uma oportunidade para os servidores se sindicalizarem e contribuírem para endossar a nossa luta e fortalecer o Sindicato.

“Pelo menos duas vezes por ano, aproveito meus períodos de férias para fazer essa visita ao interior. São os únicos momentos possíveis, já que não tenho liberação do tribunal para atividades sindicais. Então, faço questão de ir à base, conversar com todos, ouvir suas queixas e mostrar que o Sindjuf está aqui para atendê-los. O objetivo principal é sensibilizá-los quanto à importância de sua participação no Sindicato”, explica o coordenador Gilberto Melo.

Na ocasião, foram distribuídos exemplares da segunda edição do Informativo Sindjuf/SE, que traz os últimos feitos da atual gestão, como a contratação de um importante escritório de advocacia e novos convênios firmados, e a matéria principal, que esclarece sobre a Funpresp-Jud.

Eleições

Com a proximidade do período eleitoral, um assunto que permeou a conversa com os servidores em todas as unidades visitadas foi as eleições. O dirigente Gilberto Melo bateu mais uma vez na tecla da necessidade de representação dos servidores públicos no Congresso.

Para ele, os caminhos tomados pelo governo apontam para um sucateamento cada vez mais forte do serviço público, e os servidores já vêm sofrendo as consequências há alguns anos. “Não há perspectiva de melhorias na vida profissional do servidor. Nossa única esperança de manter e conquistar direitos é termos representantes nos poderes Legislativo e Executivo”, considera.

A direção do Sindjuf/SE, desde o início deste ano, estuda a possibilidade de apoiar um ou mais candidatos que se comprometam a defender os servidores públicos em seus mandatos. Esta decisão será tomada em assembleia, que deverá ocorrer até o mês de agosto.

Ações na Justiça

Outro assunto tratado nas visitas se refere às ações que o Sindicato vai dar entrada. As ações individuais são com relação à restituição do desconto previdenciário incidente sobre o AQ de Treinamento e com relação ao ressarcimento da co-participação do benefício de assistência pré-escolar, cobrado indevidamente aos servidores com filhos menores de sete anos de idade.

Outra ação, esta coletiva, é sobre a regularização do plantão judiciário, a fim de que dê aos servidores o direito de receber pelo dia de plantão, mesmo sem ser acionado, em dinheiro ou em folga.